- Quais endereços devem ser liberados para o Agente WTM - WhatsApp?
- Como bloquear o acesso ao WhatsApp Web, permitindo o acesso do Agente WTM - Whatsapp?
- Como identificar o tráfego do Agente WTM - Whatsapp para permitir sua utilização na rede?
- O Agente WTM - WhatsApp pode utilizar uma configuração de proxy diferente da definida no computador?
- Quais são os cenários mais comuns de configuração do WTM para WhatsApp?
Quais endereços devem ser liberados para o Agente WTM - WhatsApp?
Data de criação: 15/07/2021
Última alteração: 16/07/2021
Apresentamos a seguir a lista de todas as URLs usadas pelo Agente WTM - Whatsapp na sua comunicação com a internet. Todos os acessos ocorrem na porta 443, que é padrão para HTTPS.
O acesso se inicia com um login na URL https://talkmanager.net seguido da chamada da aplicação do WhatsApp para Web, que fica na URL https://web.whatsapp.com/. Daí em diante todo o acesso é controlado pela aplicação do WhatsApp para Web, sem interferência do Agente WTM - Whatsapp.
- *.talkmanager.net: todos os acessos feitos pelo Agente WTM - Whatsapp para gerenciamento e acesso do sistema Cloud são feitos para hosts localizados no domínio “talkmanager.net” e são feitos no protocolo HTTPS convencional.
- *.whatsapp.com: nesta URL fica a aplicação padrão do WhatsApp para Web, que é a base do programa Agente WTM - Whatsapp. Todos os acessos feitos para esta URL seguem estritamente o protocolo HTTPS, mas algumas utilizam o sub-protocolo WebSockets (wss://).
- *.whatsapp.net: estas URLs de serviço do WhatsApp são utilizadas em várias situações, como para upload e download de arquivos de mídia criptografados. Apesar de todos os acessos ocorrerem na porta 443, alguns dos acessos não utilizam o protocolo HTTPS. Isso pode vir a causar problemas em alguns firewalls mais limitados, mas não há nada que possa ser feito pela Winco já que é uma característica do próprio WhatsApp.
- *.fbcdn.net: estas URLs são utilizadas para visualização de fotos e mídias em geral e pertencem à rede de distribuição de conteúdo do Facebook, que é o proprietário do WhatsApp (“fbcdn” significa Facebook Content Distribution Network).
Nota: As regras do firewall devem ser criadas por URL/HOST e não por IP, pois as listas de IPs podem mudar sem aviso.
Para saber mais sobre os requisitos de conectividade do Agente WTM - WhatsApp, consulte este artigo.